Qualquer candidato ou governante tem necessidade de ter uma equipe de assessoria de comunicação política. Quer seja um ministro, secretário de estado, presidente de câmara, vereador, deputado, funcionário público ou membro de um partido político.

O gabinete de campanha reúne um núcleo de profissionais especializados, ao nível de consultoria política, apoio jurídico, comunicação e marketing. Este tem por objetivo delinear a estratégia e o plano de ação, identificar os melhores conteúdos e canais para alcançar os objetivos, assim como, assegurar o contato com o seu público-alvo.

Este é um ponto importante, já que todos os públicos contribuem para a reputação e notoriedade do candidato. Tanto os eleitores, como os jornalistas, os membros do partido, os deputados ou os responsáveis de instituições públicas.

O assessor de comunicação política é, por isso, a peça-chave para que o representante político consiga construir uma boa reputação e visibilidade no meio político e nos media. Mas também saber como atrair o interesse e persuadir os eleitores.

O que pode ser um grande desafio, tendo em conta os partidos concorrentes, o escrutínio dos media e a velocidade com que as notícias (verdadeiras e falsas) circulam na internet.

O assessor de comunicação política é o grande responsável pela elaboração de discursos, gestão de entrevistas e de informação para os média, estratégia de conteúdos e gestão de crise, entre outras áreas de influência.

Como tal, este profissional tem de conhecer o contexto sócio-político e económico, a legislação em vigor, bem como ter competências específicas de marketing, comunicação política, media training, estratégia, marketing digital, cidadania e espaço público.

Create a website or blog at WordPress.com